A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) escolheu os nomes dos advogados que vão integrar a lista sêxtupla na disputa por uma vaga de desembargador no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR). A lista sêxtupla da OAB será apresentada ao TJ, que, a partir daí, escolhe três nomes. A lista tríplice do TJ é, então, encaminhada ao governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), a quem cabe a decisão final por um único nome.
Os membros do Conselho Pleno da OAB selecionaram três advogados e três advogadas: Ana Claudia Finger, Andrei de Oliveira Rech, Alexandre Salomão, Estefania Maria de Queiroz Barboza, Luciana Carneiro de Lara e Sandro Marcelo Kozikoski. Eles foram anunciados após uma votação secreta, entre 29 candidatos que enfrentaram a sabatina organizada pela entidade. A votação ocorreu no último dia 23.
A formação de uma lista paritária – três homens e três mulheres – foi destacada pela presidente da OAB no Paraná, Marilena Winter. “Lutamos para que nosso Conselho fosse paritário e hoje vemos o resultado. Isso demonstra a importância de sermos ousados algumas vezes e das políticas afirmativas em determinados momentos. Hoje é um dia histórico para todos nós. Tenho orgulho de cada conselheiro e de cada conselheira”, afirmou ela.