promotora
Corregedoria do Ministério Público do Paraná instaurou sindicância para apurar conduta da promotora de Justiça.| Foto: Arquivo/Gazeta do Povo

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Guarapuava (PR), divulgou nota de repúdio contra uma promotora do Ministério Público acusada de xingar um grupo de advogados durante audiência na comarca da cidade. Na sessão, feita por videoconferência na última terça-feira (8), é possível ouvir a voz de Dunia Serpa Rampazzo, que está com o vídeo fechado, dizer “são bosta esses advogados”.

Em nota, a OAB classificou a postura da promotora como “absurda e desrespeitosa” e destacou a "gravidade do fato", uma vez que a gravação "em áudio e vídeo" da audiência foi divulgada em "âmbito nacional". “A Sra. Promotora de Justiça, pela própria atividade que desempenha em prol da sociedade, deveria ser a primeira a defender a atuação do profissional da advocacia para a realização da ampla defesa e do contraditório”, disse a entidade, em nota.

A ofensa aconteceu após uma discussão entre a promotora e o advogado Renato Bassi. Também em nota, Dunia afirmou que a atitude não reflete a concepção dela "da classe do advogados, porque inclusive já foi uma". “A manifestação ocorreu em momento de exaltação e discussão da causa, sem a intenção de ofender os causídicos que participavam do ato, tampouco a classe de advogados, não refletindo sua concepção da referida categoria profissional”, disse.

A promotora pediu desculpas no dia seguinte em ato formalizado na ata de nova audiência. Mas a Associação Paranaense do Ministério Público solicitou a instauração de uma sindicância na Corregedoria do MP contra a promotora de Justiça.