A Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) liberou a realização de procedimentos cirúrgicos eletivos, no sistema público e privado, em toda a rede hospitalar do Paraná, a partir de segunda-feira, 12 de julho. A decisão será formalizada com a publicação da Resolução número 610/2021, que deve ser disponibilizada ainda nesta quarta-feira (7), no site da Sesa.
Segundo o secretário Beto Preto, a liberação foi possível por causa da redução na taxa de ocupação dos leitos para pacientes com Covid-19. “Temos observado uma redução na ocupação dos leitos, na fila de espera e na taxa de transmissão do coronavírus, como resultado da vacinação contra doença. Com isso, neste momento estamos liberando os procedimentos eletivos para aqueles hospitais que possuem condições de realizar esse serviço sem prejudicar os demais atendimentos”, disse.
De acordo com a Sesa, os hospitais que possuem capacidade de recursos humanos, com equipes profissionais disponíveis, insumos e condições de realizar os procedimentos, poderão retomar essas atividades, até nova orientação.