A vacinação contra a gripe no Paraná, que inicialmente era direcionada apenas a um público-alvo restrito, foi prorrogada até o fim dos estoques de imunizantes e está disponível ao público em geral em todo o estado. A medida se deu após uma recomendação do Ministério da Saúde, uma vez que a cobertura vacinal está abaixo do esperado tanto em nível estadual quanto nacional.
Para melhorar os índices de vacinação, a Secretaria Estadual de Saúde solicitou ao Governo Federal o envio de mais meio milhão de doses da vacina contra a gripe ao Paraná. Até esta segunda-feira (27) 4,5 milhões de doses foram distribuídas aos municípios; destas, apenas 2,6 milhões foram aplicadas. A taxa de vacinação no Paraná está em pouco mais de 60%, um índice abaixo do esperado, mas ainda assim melhor do que a média nacional, que não chega a 55%.
“Queremos vacinar o maior número de pessoas. Portanto, estamos convocando a população em geral para que procure os postos de vacinação dos municípios e receba o imunizante”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, César Neves. Ele confirmou que podem ser vacinadas pessoas acima de seis meses de vida.
Originalmente, a campanha de vacinação contra a gripe foi combinada com a contra o sarampo. A imunização deveria ter sido encerrada em junho, mas agora estão prorrogadas até se esgotarem os estoques de vacina. A orientação de estender o prazo de vacinação contra a gripe foi feito pelo ministério a todos os estados. Já a vacinação contra o sarampo segue dentro das rotinas normais de locais onde não há surtos, como o caso do Paraná.