Novos lotes de vacinas da Pfizer e da AstraZeneca chegarão ao Paraná durante o final de semana. Para a manhã de sexta-feira (1º) são esperadas 137.200 doses da AstraZeneca; já na tarde de sábado (2), devem chegar outras 176.670 doses da Pfizer, que serão usadas em parte no reforço da imunização dos profissionais de saúde. Ambos os lotes chegarão ao estado por via aérea, em voos programados para o Aeroporto Internacional Afonso Pena.
Além dos profissionais de saúde que tomaram a D2 ou a dose única até 31 de março, também receberão doses de reforço da vacina da Pfizer os idosos com mais de 60 anos que tomaram as duas doses até 31 de março. Já os imunizantes da AstraZeneca deverão ser utilizados em sua totalidade como D2, tanto da 30ª quanto da 31ª pautas de distribuição das vacinas.
Este é o primeiro lote enviado pelo Ministério da Saúde para reforço em trabalhadores da saúde e para idosos acima de 60 anos. Até então, a chamada DR vinha sendo indicada apenas para idosos acima de 70 anos e pessoas imunossuprimidas. A nova orientação foi determinada em notas técnicas da Secretaria Federal Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19.