A Petrobras anunciou, no início da semana, a suspensão do processo de venda da Araucária Nitrogenados S.A. (Ansa), uma fábrica de adubos da companhia instalada na Região Metropolitana de Curitiba. A venda, segundo o comunicado oficial da Petrobras, havia sido iniciada em outubro de 2020, e o chamado “processo competitivo” encontrava-se na fase vinculante.
A fábrica em Araucária utiliza gás natural, óleo combustível e resíduos de asfalto como matérias-primas para a produção de fertilizantes. A planta tem capacidade de produção de quase 2 mil toneladas diárias de ureia e 1,3 mil toneladas diárias de amônia. No próximo mês de janeiro, a unidade vai completar três anos sem atividade. A Ansa está localizada próxima à Refinaria Getúlio Vargas (Repar), que em agosto teve a fase não vinculante de venda confirmada ao mercado pela Petrobrás.
“A Petrobras avaliará seus próximos passos relacionados ao desinvestimento do ativo em questão e reforça o seu compromisso com a ampla transparência de seus projetos de desinvestimento e de gestão de seu portfólio”, conclui a nota da companhia.