A Polícia Federal realizou nesta quarta-feira (28) a Operação Darth, na qual foram apreendidos mais de uma dezena de veículos e outros bens em Santa Catarina como desdobramento da apreensão de 1 tonelada de cocaína em Guaíra, Oeste do Paraná, no início do mês. Segundo a corporação, a quantidade de droga apreendida foi recorde na cidade paranaense: a cocaína estava escondida na lataria de bitrens que transportavam cargas de soja.
A operação desta quarta-feira recebeu o nome de Darth porque o cão farejador da PF que encontrou a droga tem este nome. Naquela ocasião, três homens foram presos, os motoristas das carretas e um ajudante.
Segundo as investigações, os responsáveis pela droga utilizavam uma revenda de automóveis como fachada para ocultar o lucro do tráfico. Os investigados registravam os veículos em nome de terceiros, que assinavam procurações para a revenda. A cocaína era transportada do Mato Grosso do Sul para vários pontos no país. As apreensões desta quarta-feira ocorreram em Chapecó, Xaxim e Xanxerê, no Oeste catarinense. Os mandados de busca e apreensão e ordens de sequestro de bens foram expedidos pela Justiça Federal de Guaíra.