Um plano de desenvolvimento que envolve 15 municípios do Norte do estado vai sugerir ao governo estadual o desvio da ferrovia Norte do Paraná para fora das áreas urbanas por onde ela passa e se conectando com a ferrovia Norte-Sul, para permitir a implantação de uma linha metropolitana de metrô de superfície conectando todas as cidades do eixo. Chamado Plano Metropolitano Paraná Norte, o projeto é um dos planos de desenvolvimento regional sustentável (PDS) que estão sendo desenvolvidos por iniciativa governo do estado, com financiamento do Banco Mundial.
O PDS Metrópole Paraná Norte abrange as cidades de Arapongas, Rolândia, Cambé, Londrina, Ibiporã, Jataizinho, Apucarana, Paiçandu, Maringá, Sarandi, Marialva, Mandaguari, Jandaia do Sul, Cambira e Mandaguaçu. O relatório final será apresentado em novembro e deve propor, além da alteração do traçado previsto para a ferrovia Norte-Sul, de modo que passe mais para o leste e possa ser conectado à ferrovia Norte do Paraná, a implantação de um aeroporto de cargas “estrategicamente localizado” na região. Após a finalização da proposta ideal, a viabilidade de execução dessas estratégias de desenvolvimento será estudada pelo estado.