A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) está entre as finalistas de um prêmio nacional concedido pelo Ministério da Infraestrutura (Minfra). É o Prêmio Portos + Brasil, uma iniciativa criada em 2020 pelo Governo Federal para reconhecer a excelência na gestão do setor portuário nacional. Os vencedores serão conhecidos nesta quinta-feira (23), em uma cerimônia marcada para as 18h no Clube Naval, em Brasília.
Na indicação, o ministério destacou os bons números obtidos pelos terminais instalados na Baía de Paranaguá, colaborando na logística de comércio entre o Brasil e mais de 210 países. Os portos de Antonina e Paranaguá tiveram alta de 12% na exportação de cargas gerais em maio deste ano em comparação com o mesmo mês do ano passado. Em 2021, foram 653.609 toneladas de cargas exportadas pelos dois terminais em maio, contra 757.603 toneladas em maio de 2022. No acumulado do ano, os dois portos já movimentaram 3,4 milhões de toneladas de cargas.
O Prêmio Portos + Brasil é concedido nas categorias: Execução de Investimentos Planejados; Variação do Lucro Operacional (margem EBITDA); Ranking do Índice de Gestão da Autoridade Portuária (Igap); Crescimento da Movimentação Portos Públicos; Crescimento da Movimentação Granel Sólido Agrícola; Crescimento da Movimentação Granel Sólido Mineral; Crescimento da Movimentação Granel Líquido; Crescimento da Movimentação Container; e Avanço Igap.