A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) suspendeu a situação de epidemia da Influenza A H3N2, declarada no estado no dia 12 de janeiro, após o aumento no número de casos e óbitos que ocorreu fora do período sazonal. A decisão desta quarta-feira (30) foi tomada pela diminuição progressiva no número de casos e óbitos da doença no Paraná.
Segundo o secretário da Saúde, Beto Preto, houve grande número de aglomerações no final de 2021 e, com isso, a transmissão do vírus se intensificou. “Foi uma epidemia junto com a pandemia, o alerta foi inevitável para conter a transmissão. Com a diminuição dos casos e a chegada da nova vacina da gripe, que combate o vírus, o cenário tende a melhorar”, declarou.
A Sesa confirmou na terça-feira (29) mais 3 óbitos e 11 novos casos de H3N2 - um tipo do vírus Influenza A (H3). O Paraná soma 2.123 casos e 118 mortes pela doença.
Na próxima semana vai começar a 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, de 4 de abril a 3 de junho de 2022, sendo o dia D de mobilização social, 30 de abril. “As vacinas já estão chegando aos municípios para o início da campanha, na próxima segunda-feira. Idosos e profissionais de saúde serão os primeiros e depois vamos continuar com os grupos prioritários”, disse o secretário.
Leia mais: Imunização dupla em Curitiba: idosos recebem vacina da gripe e 4ª dose anticovid