| Foto: Divulgação/Seed

Criada para identificar as dificuldades de aprendizagem dos alunos nas disciplinas de matemática e português, a Prova Paraná será aplicada pela terceira vez no ano nas escolas públicas do estado nesta terça-feira. Também participam da avaliação algumas instituições municipais que aderiram ao projeto. Estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e de todo Ensino Médio, além de turmas de Educação para Jovens e Adultos (EJA), responderão aos testes – ao todo, cerca de um milhão de estudantes.

A principal novidade para essa etapa é a prova em Braille, para o 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio, a pedido dos alunos que dominam o sistema. Estudantes com deficiência visual que não têm pleno conhecimento do Braille serão acompanhados por um professor da sala de recurso. Além disso, a prova de língua portuguesa estará disponível em um sistema de computador que funciona com comando de voz, o DOSVOX; e alunos com baixa visão terão à disposição provas com letras ampliadas.

A previsão da Secretaria de Educação, segundo a agenda disponível no site do programa, é que a correção das provas ocorra até o dia 4 de outubro – com a ajuda de um aplicativo para celular. Com os resultados em mãos, será feita a análise do cenário, a revisão do plano de ação e a definição das intervenções pedagógicas necessárias.

Publicidade