| Foto: Jose Fernando Ogura / AEN
Ouça este conteúdo

A aplicação da segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19 foi liberada no Paraná para pessoas com mais de 18 anos nesta quinta-feira (10). Até então, a quarta dose da vacina era indicada apenas para maiores de 40 anos. A liberação, confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) do Paraná, vale para as pessoas maiores de 18 anos e que tenham tomado a primeira dose de reforço há pelo menos quatro meses.

Dados da Sesa mostram que o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) e os municípios contam com um estoque de meio milhão de doses de vacinas contra a Covid-19. Outras 1,5 milhão de doses passaram do prazo de validade e aguardam a conclusão de um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para validar a extensão do período de uso.

Por enquanto, a Sesa aguarda novos envio de doses por parte do Ministério da Saúde para que essas vacinas sejam repassadas aos gestores municipais. A partir da chegada dessas novas remessas, caberá aos municípios do estado definir cada um suas próprias estratégias de chamamento e de aplicação do novo reforço.

Publicidade

“O Paraná tem disponibilidade de vacinas e a baixa procura por esses imunizantes preocupa, assim como a constante aparição de novas variantes da doença. As prefeituras que ainda não ampliaram poderão fazer um novo chamamento buscando aumentar essa cobertura vacinal e proteger nossa população”, reforçou o secretário estadual de Saúde, Beto Preto.

Na capital, Curitiba, as autoridades de Saúde seguiram a liberação dada pela Sesa e fizeram, nesta quinta-feira (10), uma nova convocação para a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19. Foram chamados os curitibanos nascidos até 1983 e que tomaram a terceira dose há pelo menos 120 dias.

As pessoas aptas a receberem a segunda dose de reforço serão avisadas por meio do aplicativo de celular Saúde Já Curitiba. A vacinação está prevista para esta sexta-feira (11). Quem for convocado e não puder comparecer, poderá procurar as unidades de saúde a partir da próxima quarta-feira (16), depois do feriado de Proclamação da República.