Passado um mês do início da vacinação do segundo reforço contra a Covid-19 ao público dos quarentões, não existe, até o momento, um avanço no cronograma desta imunização para a faixa etária dos 30 anos no Paraná. Isso acontece, segundo a Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, consultada pela Gazeta do Povo, porque o estado segue a orientação do Ministério da Saúde e as diretrizes do Plano Nacional de Imunizações (PNI). “Neste momento, a vacinação é recomendada para a população acima de 40 anos”, explica a secretaria.
Em Curitiba, a “quarta dose” para a faixa de 40 a 49 anos foi distribuída em um cronograma de 20 dias de chamamentos, dos mais velhos aos mais jovens, com divisão diária por semestre de nascimento. A última chamada nessa faixa etária foi feita na última quarta-feira (27), mas as repescagens continuam para todos. Em Curitiba, quem completou 40 anos a partir da quinta-feira (28) também pode tomar a vacina, desde que tenha 120 dias do primeiro reforço. As vacinas que vêm sendo usadas para esse reforço são Pfizer, Janssen e AstraZeneca.
A última nota técnica publicada pelo Ministério da Saúde, em 19 de julho, foi a 213/2022, que teve como assunto a aprovação pela Anvisa da CoronaVac (Covid-19) para crianças de 3 a 5 anos de idade e orientações do PNI para vacinação deste público infantil.