Grupo é formado em sua maioria por mulheres e crianças
Grupo é formado em sua maioria por mulheres e crianças| Foto: AEN

Chegou nesta sexta-feira (19) ao Paraná um grupo de 29 ucranianos, em sua maioria crianças e mulheres, refugiados da zona de conflito no leste europeu. Após permanecer por dois dias em Curitiba, os refugiados seguirão para Guarapuava, onde ficarão alojados de modo temporário até que possam se mudar para Prudentópolis, onde passarão a morar em casas que estão em processo de construção.

A ação foi coordenada por uma igreja evangélica, que conta com mais de 2 mil unidades em todo o mundo. O grupo vai custear parte das novas residências que serão construídas para as famílias de refugiados. A Prefeitura Municipal de Prudentópolis vai fazer uma parceria com o governo do Paraná para viabilizar a doação de um terreno para que novas moradias sejam construídas.

“Esse grupo vai ficar aqui no mínimo um ano, se não migrarem definitivamente. Essas crianças precisam de saúde, de educação, de cuidados que nós não temos capacidade para fazer, como tomar vacinas. Por isso precisamos do apoio do governo estadual”, destacou o pastor Paschoal Piragine Júnior.

“Essas 29 pessoas escolheram vir para o Brasil e vão escolher se querem ficar aqui ou não depois que a guerra acabar. Precisamos estar prontos para ajudá-los”, declarou o pastor Elias Dantas, que acompanha o grupo desde o início da viagem de sete dias da fronteira da Ucrânia com a Polônia até o desembarque em Curitiba.