Os produtores de regiões cafeeiras do Paraná – Norte e Noroeste – estão sendo alertados de possível ocorrência de geadas nos próximos três dias. Nesta terça-feira (29), a previsão é de ocorrência de geadas fracas, enquanto na quarta e na quinta-feira a intensidade pode ir de moderada a forte.
O aviso antecipado permite que os cafeicultores tomem providências para evitar a morte das plantas. Para plantios novos de café, até seis meses, a orientação é cobrir as mudas com terra, o que evita o congelamento pelo contato com o ar frio. Nas lavouras com idade de seis meses a dois anos, a recomendação é amontoar terra no tronco das plantas até o primeiro par de folhas. A proteção deve ser mantida até meados setembro, e depois retirada com as mãos. Viveiros devem ser protegidos com várias camadas de cobertura plástica ou aquecimento, com a opção de adotar as duas práticas simultaneamente.
O serviço de Alerta Geada é mantido de maio a setembro, com boletins diários, pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater (IDR-Paraná) em parceria com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). O boletim diário e os alertas de geada estão disponíveis no aplicativo IAPAR Clima, em celulares, e também é possível se cadastrar para receber a informação via WhatsApp. Basta salvar nos contatos o número (43) 3376-2248 e enviar a mensagem "quero receber o Alerta Geada".