Reportagens da Gazeta do Povo estão entre as finalistas do 15º Prêmio Ocepar
| Foto: Divulgação

Duas reportagens da Gazeta do Povo estão entre as finalistas do 15º Prêmio Ocepar de Jornalismo. Neste ano, o tema escolhido para a edição foi “50 anos Ocepar: Cooperativa, instrumento de desenvolvimento das pessoas e das comunidades no Paraná”. Dos 94 trabalhos inscritos nas categorias Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo, Mídia Cooperativa, 14 foram classificados entre os finalistas.

A reportagem “Primeira cooperativa do Paraná mudou a economia e a história dos Campos Gerais”, da jornalista Elvira Fantin, é uma das finalistas. O trabalho conta a história da criação da primeira cooperativa de produção do Paraná, a Sociedade Cooperativa Hollandeza de Laticínios, fundada por nove colonizadores em 1925. A empresa, que foi a primeira do Paraná e a segunda do Brasil, mais tarde viria a se chamar Batavo e hoje é a Frísia.

A evolução da cooperativa foi proporcionando o crescimento e desenvolvimento da região. Em 1966, a colônia de Carambeí passou a ser um distrito de Castro e em 1995 foi desmembrada, passando a ser um município. Hoje a Frísia está entre as dez maiores cooperativas do Paraná. Em 2021, teve o maior faturamento da sua história. Foram R$ 5,2 bilhões, 40,1% maior do que os R$ 3,7 bilhões do ano anterior. A cooperativa é referência em produção agroindustrial com atuação nos segmentos de pecuária leiteira, suinocultura, produção agrícola e florestal.

A outra finalista é a reportagem “No Paraná, municípios que têm cooperativas contam com IDH mais alto”, do jornalista Fábio Calsavara. O trabalho mostra efeitos práticos de uma pesquisa acadêmica que revela que, especificamente nos municípios de menor porte, há fortes indícios de que a atuação das cooperativas colabora ativamente no desenvolvimento local.

A reportagem fez um comparativo do IDH de municípios onde há cooperativas instaladas em relação a outras de mesmo porte, e trouxe exemplos de como essas empresas assumem o papel de mola propulsora da economia local.