Vacinação de crianças na Unidade de Saúde de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, com a vacina Coronavac do Instituto Butantan
Vacinação de crianças na Unidade de Saúde de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, com a vacina Coronavac do Instituto Butantan| Foto: Albari Rosa / AEN

O próximo sábado (23) será dia de mutirão de aplicação de vacinas em todo o Paraná. O Dia D da Vacinação tem como objetivo principal ampliar a cobertura vacinal dos imunizantes contra a gripe e sarampo, e também receber as crianças de 3 e 4 anos para a aplicação das doses contra a Covid-19. As vacinas estarão disponíveis nos pontos tradicionais de imunização em cada cidade.

Segundo dados do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde, a meta de cobertura vacinal contra a gripe é de 90%. Mas na prática, apenas 72% do público-alvo foi imunizado. Por isso, esta vacinação está aberta a todas as pessoas maiores de seis meses de idade, enquanto durarem os estoques de doses. A cobertura da vacina contra o sarampo, que deveria chegar a 95% das crianças menores de 5 anos, está muito abaixo do esperado: até agora o índice de aplicação é de apenas 46,5%.

Outras vacinas que estão abaixo da cobertura ideal e que, por isso, estarão disponíveis do Dia D da Vacinação são a BCG, Febre Amarela, Hepatite A e B, Meningite meningocócica, Pentavalente, Pneumocócica, Poliomielite, Rotavírus, Tríplice Viral e HPV.