O governo do Paraná pretende reabrir todas as escolas da rede estadual mês que vem. A afirmação foi dada nesta quarta-feira (23) pelo secretário estadual de educação, Renato Feder, em visita a Cascavel, no Oeste do estado. "Estamos abrindo com segurança as escolas estaduais gradativamente. Até o mês de julho devemos ter todas as escolas estaduais abertas", disse o secretário.
A reabertura, entretanto, depende do quadro epidemiológico da pandemia. O secretário citou como ponto positivo o avanço da vacinação de professores e trabalhadores da educação no estado. A imunização completa desse grupo deve acontecer entre agosto e setembro, três meses após o início da aplicação da primeira dose das vacinas da Astrazeneca e Pfizer - no caso da Coronavac, o intervalo é entre 21 e 28 dias.
Até segunda-feira (21), 873 escolas estaduais estavam recebendo alunos novamente no sistema híbrido, em que parte assiste à aula presencialmente na sala de aula e parte em casa pela internet. Só nesta semana foram reabertas 122 unidades em 36 cidades. O volume de colégios reabertos representa 38,7% do total de 2,1 mil escolas do estado. "O retorno está sendo extremamente seguro. Os protocolos estão sendo seguidos, os alunos seguem o rodízio [de parte assistir as aulas na escola e parte em casa], todos de máscara, com aferição de temperatura", garante Feder.
Desde a reabertura das escolas em maio, se algum caso de Covid-19 é detectado, a Secretaria Estadual de Educação (Seed) suspende as aulas da respectiva turma ou de toda a unidade de ensino dependendo da quantidade de pessoas infectadas. Segunda-feira, 12 escolas e 52 turmas estavam com aulas presenciais suspensas por casos de Covid-19 em alunos, professores ou funcionários.
As escolas particulares estão recebendo alunos desde abril no sistema híbrido enquanto que as redes municipais dependem da decisão de cada prefeitura. Em Curitiba, por exemplo, o prefeito Rafael Greca (DEM) afirma que as escolas só voltarão a receber alunos quando todos os professores e funcionários estiverem vacinados. A capital está na reta final da aplicação da primeira dose de vacina de professores e profissionais da educação, imunizando quem tem 18 anos ou mais nesta quarta-feira (23). Como o governo do estado vai distribuir nos próximos dias o lote que chega nesta quinta-feira (24) de vacinas para primeira dose, há possibilidade de que o grupo da educação já seja concluído nesta semana em Curitiba.