Dois novos casos da variante Delta do coronavírus foram identificados no município de Fernandes Pinheiro, na região de Ponta Grossa. A confirmação foi feita pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) nesta segunda-feira (23). A pasta informou também que um terceiro caso, ocorrido em Araucária, resultou na morte do paciente. Com essas três ocorrências, o Paraná agora soma 58 casos confirmados e 19 mortes provocados pela variante Delta.
Nos dois casos de Fernandes Pinheiro, ambos os pacientes se recuperaram da Covid-19. Um deles tem 45 anos e sentiu os primeiros sintomas em 24 de junho. O outro, um homem de 63 anos, começou a ter sintomas em 28 de junho, foi internado em 8 de julho e recebeu alta no dia 12 seguinte. A vítima fatal, de Araucária, era um homem de 27 anos que morreu em 4 de agosto.
Os exames dos pacientes foram encaminhados pela Sesa à Fiocruz, que já sequenciou 770 amostras de paranaenses – destes, 58 deram positivo e 460 aguardam resultado. A variante Delta do coronavírus é considerada pela Sesa como em situação de transmissão comunitária no Paraná desde o último dia 28 de julho.