O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) concedeu prazo de cinco dias para que 16 prefeituras paranaenses esclareçam os motivos do baixo índice de aplicação das vacinas contra a Covid-19. Os ofícios foram enviados aos municípios que apresentam desempenho abaixo de 60% na relação entre doses recebidas/aplicadas levando em consideração os dados do SI-PNI, o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), operado pelo Ministério da Saúde e abastecido pelos municípios.
Os 16 municípios são os seguintes: Palmital, Tunas do Paraná, Prado Ferreira, Guaraqueçaba, Mandaguaçu, Candói, Sertanópolis, Piraquara, Curiúva, Laranjeiras do Sul, Nova Laranjeiras, Doutor Ulysses, Terra Boa, Diamante do Norte, Nova Santa Rosa e Reserva do Iguaçu.
Os números do SI-PNI, contudo, podem não refletir a quantidade real de pessoas vacinadas, como mostrou a Gazeta do Povo no último sábado (12). Palmital, por exemplo, alegou na sexta-feira (11) à reportagem que os números que constavam no SI-PNI estavam defasados em relação às doses aplicadas. Agora, nesta segunda-feira (14), a prefeitura de Palmital informou que os dados já foram atualizados: de fato, no SI-PNI, a reportagem encontrou um desempenho de 84,2% na relação entre doses recebidas/aplicadas (na sexta-feira, esta relação era de 36,9%).