O Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR) definiu na manhã desta segunda-feira (10) duas listas tríplices, uma com representantes do Ministério Público (MP) e outra com representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para a disputa por duas cadeiras de desembargador. As listas tríplices agora são encaminhadas para o governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), a quem cabe a escolha final dos nomes.
O MP e a OAB definiram suas listas sêxtuplas para envio ao TJ, que precisa fazer um novo filtro a partir daí, com a formação de listas tríplices. Entre os seis advogados indicados pela OAB, o TJ escolheu os seguintes três nomes: Ana Claudia Finger (recebeu 95 votos), Sandro Kozikoski (83 votos) e Andrei Rech (66 votos). Ficaram de fora os seguintes advogados: Luciana Carneiro de Lara, Estefania Maria de Queiroz Barbosa e Alexandre Salomão.
Já entre os promotores de Justiça indicados pelo MP, os escolhidos pelo TJ foram os seguintes: Karina Anastacio Faria de Moura Cordeiro (recebeu 98 votos), Pedro Ivo Andrade (94 votos) e José Américo Penteado de Carvalho (91 votos). Ficaram de fora os promotores de Justiça Maria Aparecida Mello da Silva Losso, Simone Lucia Lorens e Régis Rogério Vicente Sartori.
As duas vagas que agora estão em disputa foram abertas na esteira da instalação de mais duas câmaras julgadoras na estrutura do TJ. Em abril, o TJ autorizou a criação dos novos colegiados e abriu mais dez vagas de desembargador. Assim, o TJ passou de 120 para 130 cadeiras de desembargadores.