Nova unidade foi estruturada no prédio de um antigo seminário em Ponta Grossa| Foto: JONATHAN CAMPOS / AEN
Ouça este conteúdo

Foi inaugurada nesta semana em Ponta Grossa uma Unidade de Progressão criada pelo Departamento de Polícia Penal do Paraná (Deppen). A unidade, com 350 vagas, é voltada para a ressocialização de presos de baixa periculosidade por meio de estudos e trabalho remunerado - os presos recebem 75% dos salários, e o restante é direcionado para o Fundo Penitenciário do Paraná para despesas da unidade, como luz e água.

A estrutura de um antigo seminário da cidade foi reformada para receber a nova unidade. O local tem 90 mil metros quadrados de área total e 5 mil metros quadrados de área construída. Além dos alojamentos coletivos para os detentos, a Unidade de Progressão conta com áreas para atendimento de saúde, salas de aula, espaços para visitas e audiências virtuais, além de lavanderia e marcenaria.

A unidade contará também com a presença de instalações de empresas que formalizaram parceria com o Estado para a utilização da mão de obra prisional. Na avaliação do secretário estadual da Segurança Pública, Wagner Mesquita, a nova unidade traz grandes oportunidades de reinserção social, com espaço bem mais amplo para a atração dessas empresas. “O índice de retorno do preso que passa por uma unidade como essa ao sistema penitenciário é de menos de 5%. É um modelo benéfico para os presos, para o Estado e, principalmente, para a sociedade”, afirmou.

Publicidade