A confirmação de cerca de 134 mil novos casos de Covid-19 fez com que a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa) reativasse centenas de novos leitos do SUS, de UTI e enfermaria, para tratamento de pacientes da doença. Desde a última sexta-feira (21), foram abertos 855 novos leitos, entre enfermarias e UTIs, adultos e infantis. A capacidade máxima prevista para internações no SUS, que era de 1.060 leitos – segundo dados dos boletins diários da Covid-19 divulgados pela Sesa – saltou para 1.915 leitos.
WhatsApp: receba notícias do Paraná pelo celular
A capacidade de leitos de enfermaria mais do que dobrou na última semana, passando de 566 no último dia 21 para 1.229 nesta sexta-feira (28). No mesmo período, os leitos de UTI adulto passaram de 489 para 641. Os boletins da Sesa mostram que de cada 3 leitos de UTI reabertos, 2 já foram ocupados por pacientes graves da doença – a ocupação era de 315 leitos em 21 de janeiro; agora é de 415.
A tendência de alta também se verifica entre as crianças, público-alvo atual da campanha de vacinação contra a Covid-19. No último dia 21 o Paraná contava com 5 leitos de UTI infantil, e todos estavam desocupados. Nesta sexta-feira a Sesa já havia triplicado o número de leitos, mas 7 deles estavam ocupados por crianças apresentando quadros graves de Covid-19.
Entre os casos clínicos da doença, o cenário entre os pacientes infantis também é de alta acentuada. Na semana passada a Sesa registrava 5 leitos de enfermaria SUS para as crianças, e 2 deles estavam com pacientes. Agora, foram abertos 37 novos leitos, e das 42 unidades disponíveis, 22 já estão ocupadas por crianças que testaram positivo para a infecção pelo coronavírus.
O boletim desta sexta-feira mostra também que das 58 novas mortes por Covid-19 contabilizadas pela Sesa, 19 ocorreram nas últimas 24 horas. Entre os mais de 24,1 mil novos casos da doença, quase 17 mil também foram confirmados no período de 24 horas. O Paraná se aproxima dos dois milhões de casos de Covid-19, marca que deve ser atingida já na primeira semana de fevereiro.
PT se une a socialistas americanos para criticar eleições nos EUA: “É um teatro”
Os efeitos de uma possível vitória de Trump sobre o Judiciário brasileiro
Ódio do bem: como o novo livro de Felipe Neto combate, mas prega o ódio. Acompanhe o Sem Rodeios
Brasil na contramão: juros sobem aqui e caem no resto da América Latina
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião