Sérgio Almir Teixeira, coronel da Polícia Militar do Paraná, é o novo comandante-geral da corporação. A transmissão do cargo ocorreu nesta segunda-feira (9), na Academia Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais, com Teixeira assumindo o comando da PMPR no lugar do coronel Hudson Leôncio Teixeira, novo secretário estadual de Segurança Pública.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
Sérgio Almir Teixeira é natural de Cascavel, no oeste do estado, e tem um histórico de 35 anos de atuação na Polícia Militar do Paraná. Graduado em Direito e em Educação Física, o novo comandante conta com uma longa formação interna na corporação. Antes do comando geral, ele era o titular do 5º Comando Regional da PM, responsável pelo policiamento das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná.
Coronel Teixeira já atuou na gestão de pessoas, inteligência, planejamento e comandos de tropa na Academia Policial Militar do Guatupê, no Batalhão de Polícia Rodoviária e no 6º e 14º Batalhão de Polícia Militar do Paraná. Como reconhecimento ao trabalho realizado junto à PMPR, o novo comandante-geral foi condecorado com medalhas de bronze, prata e ouro da Polícia Militar do Paraná. Medalhas de Mérito do 5º Comando Regional, do 6º e 19º batalhões da PM e a condecoração de Heróis da Cavalaria foram algumas das honrarias recebidas por Teixeira.
“Ele foi escolhido pela sua competência, pelo seu histórico de trabalho, eficiência e educação, mas a escolha também tem um simbolismo. Ele teve o bisavô escravo e agora chega ao maior posto da Polícia Militar. O Brasil tem que prestigiar todas as suas etnias. Para nós é motivo de muita alegria”, disse o governador Ratinho Junior (PSD), destacando o fato de Teixeira ser o primeiro negro a ocupar o mais alto posto da PM no Paraná nos 168 anos da corporação.
Continuidade nos trabalhos
O novo comandante disse que vai seguir trabalhando de forma a dar continuidade na atuação de seu antecessor no cargo. “Eu já participava do comando da Polícia Militar em Cascavel. Tudo que foi implementado recentemente contou com a minha participação, então a missão é de continuidade. Agora o coronel Hudson está à frente da Secretaria de Segurança Pública e nós vamos continuar implementando o que se iniciou nessa gestão. Certamente a Polícia Militar vai crescer”, ressaltou Teixeira.
O agora ex-comandante-geral da PMPR e novo secretário estadual de Segurança pública, Hudson Teixeira, considerou como uma honra em sua carreira como militar ter comandado a corporação. “Pra mim foi motivo de muita honra comandar a Polícia Militar, buscamos uma polícia de proximidade e respeito, com políticas de inclusão social. Tenho certeza de que o coronel Teixeira vai dar sequência àquilo de bom que foi feito”, afirmou.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná