O Centro de Inovação da Superbac tem mapeado os solos do Brasil. Além de permitir entender as especificidades do solo nas diversas regiões, o projeto Smartdata quer analisar todo o potencial de produtividade para a agricultura.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
“Já mapeamos milhares de amostras da área de agricultura do Brasil, com análise de solos e enzimas”, conta o coordenador de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Superbac, Leonardo Alves.
Aplicado há cinco anos, o projeto faz a análise por meio da bioinformática, área que integra dados biológicos com dados de computação, com a ferramenta Databac. “A gente passa a entender como funciona a interação solo e nutrição, porque consideramos esse componente da microbiologia do solo”, complementa Alves.
Um dos principais impactos é na agricultura. A compreensão do solo e dos microrganismos faz com que o agricultor possa ter produções eficientes e sem perdas. “A ideia é entender a interação dos microrganismos e a composição dos solos para melhorar o desenvolvimento de produtos e colaborar na tomada de decisão para o manejo. Quando o agricultor conhece melhor esse componente do solo, pode pensar em uma estratégia diferente na hora de manejar o solo”, destaca o profissional da Superbac.
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião