Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Aviação

Cessna 208 Caravan: conheça o avião que vai fazer os novos voos da Gol no Paraná

Avião Cessna Grand Caravan será usado para as rotas do Voe Paraná.
Avião Cessna Grand Caravan será usado para as rotas do Voe Paraná. (Foto: Gilson Abreu/AEN)
  • Ícone de reações Feliz
  • Ícone de reações Inspirado
  • Ícone de reações Surpreso
  • Ícone de reações Preocupado
  • Ícone de reações Triste
  • Ícone de reações Indignado

A Gol iniciou nesta segunda-feira (2) a venda de passagens entre 10 aeroportos do interior do Paraná e a capital Curitiba como parte do programa Voe Paraná. Todos os voos serão realizados com o Cessna 208 Caravan, avião monomotor e turboélice com capacidade para nove passageiros.

RECEBA notícias do Paraná pelo messenger do Facebook

As aeronaves não pertencem à Gol, mas à TwoFlex, companhia fundada em 2013 a partir da união das empresas de táxi-aéreo Two Aviation e Flex Aero, com sede em Jundiaí, em São Paulo. Desde janeiro, está autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a operar voos regulares de transporte de passageiros, inclusive para parceiros, como a Gol.

A frota da TwoFlex conta com 17 aeronaves do modelo Cessna 208 Caravan, sendo que duas são de uma versão mais antiga (208A) e o restante do tipo Grand Caravan (208B), esta mais longa, moderna e com motor mais potente.

Confira abaixo as principais perguntas e respostas coletadas pela Gazeta do Povo a respeito do avião.

Quais as principais características do avião?

O Cessna 208 Caravan foi projetado pela norte-americana Cessna na década de 1980 em conjunto com a FedEx, que buscava um avião para operar em aeroportos pequenos e com boa capacidade de carga. Por isso, o resultado foi uma aeronave que consegue pousar e decolar em pistas curtas e de terreno irregular, como terra ou grama. Segundo a fabricante, o Caravan precisa de apenas 626 metros para decolar com capacidade total - todos os aeroportos paranaenses que receberão os voos têm pistas com mais de mil metros de extensão.

O avião tem a asa alta e um único motor turboélice, que tem tecnologia semelhante à dos motores jatos. A diferença é que nesse caso as hélices ficam para o lado de fora.

Com essas características, o custo de operação do Cessna 208 Caravan é mais baixo, independentemente do tipo de voo, seja para transporte de cargas, de passageiros, executivos ou militares.

O Cessna 208 Caravan é mais lento que um jato?

A velocidade de cruzeiro usual da aeronave é de 320 km/h, que pode variar de acordo com a altitude e as condições atmosféricas. Na comparação com o Boeing 737-800, principal avião da frota da Gol, é bem mais lento. O jato pode voar a 871 km/h.

Não só a velocidade, mas a altura que voam são bem distintas. Enquanto o Boeing 737-800 pode atingir 12 mil metros, o Cessna 208 Caravan voa, no máximo, a 7.600 metros. Só que por não ter cabine pressurizada, geralmente o Caravan faz voos a uma altitude próxima a 3 mil metros.

O avião é confortável?

Os aviões da TwoFlex têm capacidade para nove passageiros e dois pilotos. A configuração é de três fileiras com dois assentos de um lado do corredor e um do outro. Não há espaço sobre as poltronas para carregar bagagem.

Devido ao tamanho do avião, também não há separação entre os passageiros e os pilotos. Ou seja, quem sentar mais para frente pode acompanhar o trabalho da tripulação técnica e o voo a partir de uma perspectiva diferente.

A aeronave é segura?

O Cessna 208 Caravan apresenta níveis de segurança semelhantes aos de outros aviões da categoria. Desde a entrada em serviço em 1984, foram registrados 219 acidentes com a aeronave em todo o mundo, sendo que 81 deles ocorreram em voos de transporte de passageiros. No total, 460 pessoas morreram. Os dados são do Aviation Safety Network.

No Brasil, o histórico de acidentes com o avião tem 12 ocorrências, sendo que em cinco deles houve fatalidades. O pior registro ocorreu com uma aeronave da Força Aérea Brasileira em Bom Jardim da Serra (SC), em 2011, no qual oito pessoas morreram.

Em relação à TwoFlex, não há uma ocorrência de acidente com o Grand Caravan, mas um incidente, em 2008, em Macapá. Após um problema na decolagem, o piloto precisou retornar ao aeroporto e realizou um pouso de emergência. A aeronave sofreu danos materiais, mas ninguém se feriu.

Qual o histórico dos aviões da TwoFlex?

A maioria das aeronaves da TwoFlex voou por outras companhias aéreas anteriormente. Os mais antigos, inclusive, chegaram a voar pela FedEx. Outros serviram a TAM e a Jadlog por alguns anos antes de serem integrados à empresa paulista.

Os quatro aviões mais novos, produzidos a partir de 2009, saíram diretamente da fábrica da Cessna para a TwoFlex.

Conhece as cidades do Paraná? Responda o quiz:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros