• Carregando...
Chapa Combatividade, Coragem e União é encabeçada pelo magistrado paranaense Frederico Mendes Junior.
Chapa Combatividade, Coragem e União é encabeçada pelo magistrado paranaense Frederico Mendes Junior.| Foto: Divulgação

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) deve voltar a ter um presidente paranaense, o que só ocorreu uma vez desde sua fundação, em 10 de setembro de 1949. Na próxima eleição da direção da instituição, marcadas para 8 a 11 de novembro, a única chapa inscrita (Combatividade, Coragem e União) é encabeçada pelo magistrado Frederico Mendes Junior. O mandato em disputa é para o triênio 2023-2025. Juiz na comarca da Maringá, ele presidiu por duas vezes a Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), nas gestões 2014/2015 e 2016/2017; atualmente, exerce a função de Coordenador da Justiça Estadual na AMB.

WHATSAPP: as principais notícias do Paraná no seu celular

“A magistratura é uma carreira de extrema importância para a manutenção da estabilidade do Estado Democrático de Direito. São as magistradas e os magistrados que, diariamente, tutelam os mais variados direitos fundamentais dos cidadãos, com o objetivo de manter a normalidade da vida em sociedade", destacou Frederico Mendes Junior, logo após registrar a chapa nesta sexta-feira (9).

"Com uma AMB combativa, corajosa e una, vamos lutar para restabelecer o respeito e a dignidade da magistratura. Remuneração digna, segurança necessária e, principalmente, valorização do Magistrado. Esses são alguns dos pilares da nossa ação. A transformação da magistratura urge”, completou o candidato único à presidência da instituição que representa os magistrados do país.

O atual presidente da Amapar, Jederson Suzin, fez questão de destacar a importância da iniciativa para o estado. "Esperamos seja exitosa a caminhada, certos de que, com o seu nome à frente da AMB, a magistratura do Paraná será posicionada como protagonista na discussão e construção dos rumos da magistratura nacional". O único magistrado paranaense a comandar a entidade foi Francisco de Paula Xavier Neto, entre 1992 e 1993.

A AMB congrega 35 associações regionais - 27 de juízes estaduais, 6 de juízes trabalhistas e 2 de juízes militares. Segundo seu site oficial, ela busca a "qualificação dos magistrados e a excelência no exercício da profissão", por meio de cursos e debates com a sociedade acerca das atribuições dos profissionais do Judiciário.

Confira a chapa completa:

Presidente
Frederico Mendes Júnior (Amapar)
Vice-presidentes
Andrea Cristina de Souza Haus Waldrigues (Amatra 12)
Ângelo Antonio Alencar dos Santos (Amma)
Cláudio Luís Martinewski (Ajuris)
Emanuel Bonfim Carneiro Amaral Filho (Amepe)
Eunice Bitencourt Haddad (AMAERJ)
Fernando Chemin Cury (Amamsul)
Joriza Magalhães Pinheiro (ACM)
Julianne Freire Marques (Asmeto)
Marcelo Pizolati (AMC)
Nilton Santos Oliveira (Apamagis)
Patrícia Machado Carrijo (Asmego)
Rosimere das Graças do Couto (Amagis)
Coordenadores
Justiça Estadual: Vanessa Ribeiro Mateus (Apamagis)
Justiça Federal: Anderson Furlan Freire da Silva (art. 3º, §2º)
Justiça do Trabalho: Sérgio Polastro Ribeiro (Amatra 15)
Justiça Militar: Paulo Adib Casseb (Amajme)
Aposentados: Leila Torelly Fraga (Ajuris)
Conselho Fiscal
Alexandre Miguel (Ameron)
Gustavo Adolfo Plech Pereira (Amase)
Jussara Schittler dos Santos Wandscheer (AMC)
Marianne Júdice de Mattos (Amages)
Thiago Brandão de Almeida (Amapi)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]