A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu Alerta Laranja para chuva forte nesta quarta-feira (18) e a previsão se concretizou. Na região do Centro de Curitiba, ruas alagaram e causaram transtornos no trânsito e também para os comerciantes e moradores da região.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
O boletim de proteção da Defesa Civil de Curitiba registrou seis ocorrências de alagamentos pela capital nesta tarde de quarta-feira. Três foram no Centro: na Rua Professor Fernando Moreira, esquina com a Rua Visconde do Rio Branco; na Rua da Glória, esquina com a Rua Comendador Fontana; e na Rua Visconde de Nacar. Também houve alagamento na Rua Camões, no Alto da XV, na Rua Schiller, no Cristo Rei, na Rua Deputado Joaquim José Pedrosa, no Cabral, e na Rua Carlos de Carvalho, no Batel.
A Prefeitura recebeu sete solicitações de quedas de árvores e galhos nos bairros Água Verde, Bacacheri, Vista Alegre, Pilarzinho, Fazendinha, Alto da XV, Mercês e Campo Comprido.
Hangar no Aeroporto do Bacacheri é danificado
As fortes chuvas desta quarta-feira (18) também destruiram parte da edificação do Hangar do Aeroclube do Bacacheri, na região Norte da capital. O teto de zinco de parte do hangar ficou destruído e virou de cabeça para baixo com os fortes ventos que chegaram com o temporal. Por sorte, ninguém ficou ferido.
De acordo com o Simepar, as rajadas de vento chegaram a 24,3 km/h e a precipitação acumulada desta tarde de quarta-feira foi de 28,4 mm. A Defesa Civil municipal registrou até às 17 horas seis solicitações de alagamentos e sete de quedas de árvores e galhos. Não há registro de feridos, desabrigados e desalojados.
Alerta Laranja para o Estado todo
Em quase todo o Paraná, principalmente em Curitiba e região metropolitana, o Alerta Laranja continua em vigor. Desde o começo da semana, a capital tem registrado fortes chuvas, com alagamentos, quedas de árvore e vários outros transtornos.
De acordo com o Simepar, as chuvas acontecem de forma localizada nesta quarta-feira, e com raios associados em algumas regiões. Nas próximas horas, novas áreas de chuva podem avançar também a partir da divisa com o Mato Grosso do Sul e da fronteira com o Paraguai e Argentina.
O Alerta Laranja, que segue em vigor em todo o Estado durante toda esta quarta, e traz riscos de chuva intensa entre 30 e 60 mm/h, ventos de até 100 km/h, chance de queda de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Pode haver também corte de energia elétrica – ao depender da intensidade de chuva.
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná