As chuvas no Paraná fizeram com que 1.500 pessoas deixassem suas casas desde a última quinta-feira (26). Os temporais afetaram mais de 18,4 mil pessoas e mais de 4,5 mil imóveis foram danificados em 43 cidades, de acordo com a Defesa Civil.
Receba as principais notícias do Paraná pelo Whatsapp
Segundo o boletim estadual deste domingo (29), 604 pessoas permanecem desalojadas; 398 pessoas permanecem desabrigadas e 14 casas foram destruídas.
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) alertou que, neste domingo (29), a previsão é de chuva a qualquer momento do dia. Para as regiões oeste e sudoeste estão previstas chuvas mais fortes.
O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), afirmou que o governo tem intensificado os atendimentos nessas duas regiões. “Por conta do grande volume de chuvas que retornou ao nosso estado, intensificamos o atendimento aos municípios do Oeste e Sudoeste. Estamos acompanhando e dando todo o suporte necessário, inclusive para o acolhimento dos mais vulneráveis em hotéis e pousadas”, disse pela rede social X.
A Defesa Civil também informou que há alto risco de possibilidade de eventos hidrológicos e geológicos, como deslizamentos de terra.
Usinas Salto Osório e Salto Santiago seguem dentro dos parâmetros operacionais
Um áudio está circulando pela internet afirmando que a usina hidrelétrica de Salto Santiago, no rio Iguaçu, estaria com a água prestes a superar o nível da barragem.
A assessoria de imprensa da geradora Engie, porém, informa que as usinas de Salto Osório e Salto Santiago, ambas operadas por ela, estão funcionando dentro dos parâmetros operacionais. O reservatório de Salto Santiago está com aproximadamente 91,11% do seu volume útil e o de Salto Osório, com 91,46%.
"Os vertedouros seguem abertos buscando minimizar o impacto das chuvas e afluências da cascata, tanto a jusante quanto a montante das usinas, e devem ter sua vazão incrementada nas próximas horas", informou a assessoria. "Esclarecemos ainda que as usinas e todas as suas estruturas estão operando em perfeitas condições de funcionamento, com total segurança", prossegue o texto.
Chuvas afetam abastecimento de água em Curitiba
Segundo a Sanepar, os equipamentos de sistema de água na capital paranaense foram afetados por conta das quedas de energias causadas pelas chuvas. Em alguns bairros, pode haver falta de água ou oscilação de pressão.
Ocorre desabastecimento nos bairros Centro, Mercês e São Francisco. A previsão é que durante a tarde ocorra a normalização. Outros bairros que também podem ser afetados são Abranches, Pilarzinho, Bom Retiro, São Lourenço, Vista Alegre, Cascatinha, Batel, Bigorrilho, Campina do Siqueira, Água Verde, Seminário e Vila Izabel. A normalização está prevista para o decorrer deste domingo (29).
DER-PR pede cautela aos motoristas
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) informou aos motoristas as condições de bloqueio das rodovias estaduais por conta das fortes chuvas em todo o estado. De acordo com o DER/PR, os trechos estão com sinalização de emergência e os mais críticos em obras.
As atualizações das rodovias estão no site do governo estadual.
Itaipu ajuda na evacuação de um bairro de Ciudad Del Este
As chuvas também afetaram o Paraguai. As intensas chuvas nas últimas horas provocaram inundações dos bairros San Rafael e San Agustínm em Ciudad del Este. A Itaipu informa ter ajudado 60 famílias na evacuação imediata para áreas altas e seguras.
Como a PF costurou diferentes tramas para indiciar Bolsonaro
Problemas para Alexandre de Moraes na operação contra Bolsonaro e militares; acompanhe o Sem Rodeios
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Enquete: como o Brasil deve responder ao boicote de empresas francesas à carne do Mercosul?
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião