Os eleitores de uma cidade do Noroeste do Paraná, com cerca de 6 mil habitantes, irão voltar às urnas no próximo domingo (7). Trata-se de Francisco Alves, onde uma eleição suplementar ocorrerá das 7h às 17h para definir os nomes para prefeito e vice.
Receba um boletim diário com notícias do Paraná
Nas eleições de 2020, houve apenas um candidato para a cadeira máxima do Executivo: Valter Cesar Rosa (PSDB). Mas os votos dele acabaram anulados, por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em setembro último. Por unanimidade, os ministros do TSE entenderam que o tucano era inelegível, por ter contas públicas desaprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR).
Nas eleições marcadas para domingo, três nomes estão na disputa pela prefeitura. São eles: o vereador eleito e prefeito em exercício Liomar Mendes Lisboa, o “Cabelo do Povão”, que é do Republicanos; Milena Silva Rosa, a “Milena do Valtinho”, que é do PSDB e é filha do candidato vetado nas eleições do ano passado; e o empresário Valdir Barbosa Mellão, o “Valdir Perereca”, que é do PTB.
Nesta quinta-feira (4), aconteceu a cerimônia de geração de mídias das urnas eletrônicas que serão utilizadas na eleição suplementar. Partidos políticos, Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) foram convocados para acompanhar o procedimento no Fórum da 97ª Zona Eleitoral de Iporã.
O procedimento de geração de mídias consiste em passar os dados oficiais de candidatas e candidatos e eleitorado para as mídias que serão inseridas nas urnas eletrônicas. Depois, as urnas eletrônicas são testadas, lacradas e as embalagens identificadas com a seção eleitoral.
Briga de Pochmann e servidores arranha imagem do IBGE e amplia desgaste do governo
Babás, pedreiros, jardineiros sem visto: qual o perfil dos brasileiros deportados dos EUA
Crise dos deportados: Lula evita afronta a Trump; ouça o podcast
Serviço de Uber e 99 evidencia “gap” do transporte público em grandes metrópoles
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião