Toledo, no Oeste do Paraná, foi escolhida para um estudo da Pfizer sobre a imunização de 100% da população a partir dos 12 anos. A cidade é a única do Brasil contemplada no projeto e vai receber já nesta quarta-feira (25) um lote extra e exclusivo de 35.173 doses do imunizante Comirnaty – fabricado pela Pfizer.
As principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
A ação foi autorizada pelo Ministério da Saúde, e vai completar a aplicação da primeira dose em toda a população adulta, acima dos 18 anos, e também na faixa etária dos 12 aos 17 anos. O objetivo do estudo, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), é observar e entender o comportamento do coronavírus em uma cidade onde toda a população já tomou pelo menos uma dose das vacinas.
Com a chegada das doses, a previsão do município é aplicar cerca de 7 mil primeiras doses por dia a partir de quinta-feira (26). Quatro pontos serão alocados na cidade para esta etapa da imunização, enquanto a aplicação da segunda dose será realizada em outro local. Em todos os cinco postos de imunização, os agentes de Saúde aplicarão as vacinas das 8h às 23h.
Estudo vai avaliar “escudo imunológico” nos adolescentes
O governador Carlos Massa Ratinho Junior comemorou a escolha de Toledo como sede do estudo, realizado em parceria com a Universidade Federal do Paraná. “Estou feliz de ver uma cidade do Paraná, como Toledo, ter esse reconhecimento nacional, inclusive do Ministério da Saúde e da Pfizer, em fazer esse trabalho do avanço da vacinação entre os jovens acima de 12 anos. Paralelamente a isso há esse estudo científico que vai acompanhar o comportamento de como o avanço da vacinação vai colaborar no combate ao coronavírus”, disse.
O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, frisou a importância de o estudo ser realizado no Paraná. “Vai ser importante para avaliar os próximos passos da imunização. Com esses dados, vamos ter condições de estudar como vai se comportar o escudo imunológico nos adolescentes de 12 a 17 anos”, avaliou.
Para o prefeito de Toledo, Beto Lunitti, que se disse bastante contente com o estudo, a cidade tem agora um novo objetivo a ser atingido. “Estamos desejosos em cumprir a meta de seis dias estabelecida para a vacinação. Estamos prontos para colaborar para que esse estudo possa salvar ainda mais vidas. A melhor vacina é aquela que está no braço, e Toledo está aberto à ciência”, afirmou o prefeito.
Confira o cronograma de vacinação do lote especial de Toledo:
- Quinta-feira, 26/08: 19 e 20 anos ou mais
- Sexta-feira, 27/08: 17 e 18 anos ou mais
- Sábado, 28/08: 15 e 16 anos ou mais
- Domingo, 29/08: 13 e 14 anos ou mais
- Segunda-feira, 30/08: 12 anos ou mais
- Terça-feira, 31/08: Repescagem a partir dos 12 anos.
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná