Com a meta de atualizar a situação vacinal tanto de brasileiros que vivem na fronteira, quanto de estrangeiros que ali estão, o Ministério da Saúde lançou nesta semana uma ação em 33 cidades – das quais quatro paranaenses - que têm fronteira seca ou fluvial com municípios estrangeiros.
RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp
Foz do Iguaçu, Santo Antônio do Sudoeste, Barracão e Guaíra vão receber, em outubro e novembro, esse esforço que visa melhorar a vacinação de todas as faixas etárias, considerando o grupo de imunizantes orientados no Calendário Nacional de Vacinação – poliomielite, tríplice viral, febre amarela, pentavalente e pneumocócica-10 – além da vacina contra a Covid-19.
A ideia de vacinação em massa e direcionada a todos, incluindo estrangeiros, tem o objetivo de evitar tanto novos casos dessas doenças, quanto a reintrodução de doenças imunopreveníveis em território nacional, facilitada pela circulação de pessoas entre as chamadas cidades gêmeas.
Dos 588 municípios brasileiros localizados na faixa de fronteiras, 33 deles são classificados como cidades gêmeas: no Paraná, Foz do Iguaçu faz fronteira com Ciudad de Leste, no Paraguai e Puerto Iguazú, na Argentina. Santo Antônio do Sudoeste é cidade-gêmea de San Antonio, na Argentina, país de Bernardo Irigoyen, fronteiriça à Barracão. Guaíra faz fronteira com a paraguaia Salto Del Guairá.
Foz do Iguaçu e Santo Antônio do Sudoeste terão a ação de vacinação de 13 a 22 de outubro, com o Dia D, quando há maciça concentração de esforços e divulgação da imunização, no dia 15 de outubro. A população de Barracão será vacinada de 3 a 12 de novembro e a de Guaíra, de 16 a 25 de novembro.
Vacinação intensiva em dez estados
Dez estados brasileiros estão envolvidos na ação: Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Rio Grande do Sul, com uma população-alvo correspondente a cerca de 1,34 milhão de pessoas residentes.
Esses estados brasileiros têm municípios fronteiriços a sete países, Argentina, Bolívia, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai, Peru e Uruguai. Tanto os países quanto suas cidades gêmeas foram convidados a aderir ao Plano de Ação.
A estratégia de intensificação vacinal nas áreas de fronteira segue até o dia 16 de dezembro de 2022.
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná