O Centro Internacional de Tecnologia de Software (Cits) e a Coopavel, cooperativa localizada em Cascavel (PR), realizam um projeto-piloto de transformação digital. O projeto irá analisar a maturidade de digitalização da indústria por meio de uma plataforma. Com as técnicas e a metodologia aplicada, o objetivo é que o agronegócio seja mais eficiente e que os cooperativistas possam tomar decisões assertivas em seus negócios.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
O projeto-piloto é dividido em duas partes. A primeira consiste em uma visita in loco na cooperativa, em que os consultores do Cits aplicam um treinamento com foco em tendências na tecnologia e na transformação digital. Depois são feitas entrevistas de conhecimento técnico com os colaboradores. Por fim, os especialistas apresentam um diagnóstico e um mapeamento das oportunidades identificadas. A primeira parte foi realizada com a Coopavel no início de junho. Em julho, serão apresentadas as possíveis melhorias e potenciais.
A transformação digital de uma cooperativa pode ser avaliada em várias áreas da indústria, como processos administrativos, produção, logística, financeiro e marketing. Hélio de Carvalho, consultor da Coopavel, destacou que as oportunidades estão relacionadas aos dados que a tecnologia pode fornecer.
“Na transformação digital, o fundamental é a cultura de dados. Tem como tomar uma decisão mais certa e rápida”, frisou. Ele diferencia a transformação digital de digitalização e automação. “É importante, mas não é só isso. Colocar robôs não quer dizer que há um alto nível de transformação digital. São diversos elementos, pessoas e cultura da empresa”, acrescentou.
Segundo Orlando Brenner, head do Núcleo Cits de Indústria 4.0, já foi possível ver oportunidades de projetos de capacitação e gestão na Coopavel, a partir dos dados gerados. “Sensoriamento é um deles, ao conhecer a linha de produção e números em tempo real. Focado nos dados se pode realizar diversos projetos e novas oportunidades, uma vez que se domina a informação”.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião