O solo fértil e o clima favorável são fatores de destaque que contribuem para o Paraná liderar com a maior área plantada de pinus do Brasil. São mais de 713 mil hectares. A cadeia produtiva de pinus é diversa, com uso múltiplo da madeira. Uma das empresas vanguarda no setor de madeira é a Berneck, atuando há 71 anos no mercado.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
“A gente começou a exportar ainda na década de 1970. Vendíamos no Brasil, mas a exportação ganhou força. A exportação nos permitiu dar continuidade no negócio. Já fomos a maior do Brasil”, afirma Graça Berneck, copresidente da empresa.
Na década seguinte, a empresa começou a investir no cultivo florestal de pinus. “Em determinado momento, tinha um incentivo fiscal para pinus e começamos a plantar sem muito saber o que íamos fazer. A gente entendia que aquele produto poderia se tornar um futuro. Nos anos 1980, ter a base florestal nos proporcionou no entrar no negócio de madeira reconstituída, como MDP e MDF”, conta.
Hoje, a Berneck trabalha com 100% dos produtos em madeira de pinus, dentre portas, madeira serrada, laminado e painéis de fibra. A capacidade da empresa é de 3,5 milhões m³ por ano de madeira.
Segundo Graça Berneck, a empresa fornece 30% dos produtos para o mercado doméstico. Os outros 70% vão abastecer o mercado externo. Com mais de 3.500 TEUs (medida de unidade para exportação em contêineres) por mês de volume exportado, a Berneck atende com força o mercado asiático.
A Berneck tem três serrarias: Araucária (PR), Curitibanos (SC) e Lages (SC). A empresa consolidada no mercado de madeira pretende investir em tecnologia. “100% da produção é seca em estufa; nosso maquinário permite uma precisão nos cortes, milimétrica. Nossas serrarias têm capacidade de fornecer uma capacidade infinita de dimensões e de classificações”, afirma.
Ela explica que o sistema wood frame requer uma classificação especial. O sistema wood frame é um tipo de construção que utiliza madeira de reflorestamento para compor a estrutura. As peças de madeira verticais e horizontais são usadas para formar a construção. A Berneck enxerga potencial nesse modelo de produção e se prepara para o crescimento do sistema no Brasil.
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná