Em uma atualização divulgada nesta semana, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) atualizou para 14,24% o índice de execução da Ponte de Guaratuba, no litoral do estado. Nas contas do departamento, já foram investidos mais de R$ 55 milhões dos R$ 387 milhões previstos para custear toda a obra, que deve ser entregue até 2026.
Na fase atual, estão sendo instaladas as estacas de sustentação da ponte. Serão necessárias 64 estruturas, sendo que 14 delas já haviam sido instaladas até o último dia 22. Para fixar as estacas no leito da Baía de Guaratuba, as equipes cravam uma espécie de cano metálico, chamado pelos engenheiros de “camisa metálica”.
Uma vez presa ao terreno no fundo do mar, este cano metálico é escavado por dentro, para que sejam retiradas rochas, areia e água. No espaço vazio é colocada uma estrutura de metal para sustentação, que é preenchida com concreto. Por conta das características da construção, cada estaca leva até 10 dias para ser estabilizada. De acordo com o DER/PR, três equipes do consórcio Nova Ponte
Estacas da Ponte de Guaratuba pesam quase 7,5 toneladas cada
Das 64 estacas, 30 ficarão submersas, de acordo com a OEC – Engenharia e Construção, integrante do consórcio. Juntas, as estacas totalizam 470 toneladas. Perfuratrizes e martelos vibratórios são utilizados para cravar as estruturas previamente no leito submerso. Balsas de concretagem, com capacidade de carga de até oito betoneiras, são levadas por rebocadores até os pontos de fixação.
“A emissão da Licença de Instalação contempla o programa de atendimento às comunidades tradicionais, o menor impacto ambiental à região da baía de Guaratuba, e a busca pela contratação local, que hoje são 75% do pessoal. Os desafios são enormes, e a obra é esperada pela população há pelo menos 40 anos”, disse Luciano Pizzatto, Diretor de Contrato da OEC responsável pela obra.
Sobre as estacas, os trabalhadores da obra estão fixando travessas sobre as quais serão instaladas futuramente as vigas da ponte. São as vigas que sustentarão as pistas de tráfego, em um total de 160. Nas contas do DER/PR, cinco delas já foram construídas e estão armazenadas em um pátio próprio para a guarda destas estruturas.
Ponte terá pouco mais de 1,2 km de extensão
Quando estiver pronta para ser liberada para o fluxo de veículos, a Ponte de Guaratuba terá pouco mais de 1,2 km de extensão, com quatro faixas de tráfego, faixas de segurança e calçadas com ciclovia. Estruturas de segurança completarão a infraestrutura da ponte.
Para que os veículos cheguem à ponte serão necessários acesos quase dois quilômetros de acessos, metade do lado de Guaratuba e metade no lado de Matinhos. O projeto também prevê a implantação de novas vias locais e a interligação com a Estrada de Cabaraquara.
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