Com mais de 200 mil eleitores, a cidade de Foz do Iguaçu (PR), no oeste do estado, pode ter pela primeira vez um segundo turno nas eleições municipais em 2024.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
Foz é a sétima cidade do estado com eleitores aptos a irem às urnas no pleito municipal, integrando a lista com Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel e São José dos Pinhais que alcançou 200 mil eleitores em agosto deste ano.
Na semana passada, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) confirmou que Foz do Iguaçu havia alcançado o mínimo estabelecido de eleitoras e eleitores com possibilidade do turno extra, regra determinada pela Lei nº 9.504/1997, a Lei das Eleições, e o artigo 29 da Constituição Federal.
“Nós, da Justiça Eleitoral, agradecemos o grande apoio das eleitoras e dos eleitores por comparecer aos cartórios eleitorais e regularizar sua situação eleitoral”, declarou o presidente do TRE-PR, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura.
O primeiro turno será realizado em todas as cidades no dia 6 de outubro. Caso nenhum dos candidatos a prefeito e vice conquistem 50% mais um dos votos válidos nos sete municípios do estado, o segundo turno será em 27 de outubro.
Como cadastrar biometria ou emitir primeiro título
O TRE-PR lembra que todos que emitiram o título online ou durante a pandemia (de abril de 2020 até maio de 2022), devem ir a um Cartório responsável pela sua Zona Eleitoral para cadastrar a biometria até o dia 8 de maio de 2024. Essa regra vale para os eleitores de todos os municípios, independente da possibilidade da realização ou não do segundo turno.
Aos que ainda não emitiram o primeiro título é preciso procurar o Cartório Eleitoral da cidade. O agendamento pode ser online pelo site do TRE-PR, mas este agendamento não é obrigatório.
Os documentos exigidos nos cartórios eleitorais são de: documento com foto, comprovante de residência em nome do eleitor, para homens de 18 a 45 é preciso o comprovante da quitação militar. O voto é facultativo no Brasil para pessoas menores de 18 anos ou acima dos 70 anos. Os analfabetos também estão dispensados da obrigatoriedade eleitoral.
Como a PF costurou diferentes tramas para indiciar Bolsonaro
Cid confirma que Bolsonaro sabia do plano de golpe de Estado, diz advogado
Problemas para Alexandre de Moraes na operação contra Bolsonaro e militares; assista ao Sem Rodeios
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião