A chapa “XI de Agosto”, liderada pelo advogado Luiz Fernando Casagrande Pereira, venceu a eleição para a diretoria e o conselho seccional da OAB Paraná para o período de 2025-2027. Os vencedores receberam 48,33% dos votos válidos. A chapa “Pela Ordem”, de Flávio Pansieri, ficou em segundo lugar com 34,9% dos votos, enquanto a chapa “OAB Democrática”, liderada por Marlus Arns, obteve 16,77% dos votos válidos, ficando em terceiro lugar.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
As eleições ocorreram nesta sexta-feira, 22 de novembro, de forma on-line, assim como no pleito anterior. A adesão da advocacia paranaense foi considerada expressiva pela OAB Paraná, com um índice de participação de 84,76%, totalizando 55.345 eleitores de um universo de 65 mil aptos a votar. O resultado foi anunciado minutos após o encerramento da votação, às 17h, com a apuração dos votos das subseções e, por último, da seccional.
Durante a cerimônia de apuração, a presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, agradeceu o trabalho da Comissão Eleitoral e dos colaboradores da seccional. “Esse processo eleitoral é motivo de orgulho para nós, que fomos pioneiros no sistema on-line de votação. Esta é uma festa da democracia na nossa profissão”, afirmou Marilena.
O presidente da Comissão Eleitoral, Ivo Harry Celli Jr, elogiou o trabalho dos membros da comissão e dos colaboradores que auxiliaram nos trabalhos. “Agradeço os procuradores das chapas e os candidatos a presidente pela condução cordata que tivemos em todos os embates. O processo transcorreu com serenidade”, disse Celli Júnior.
Presidente eleito da OAB teve apoio da atual diretoria
Luiz Fernando Casagrande Pereira, 54 anos, natural de Cascavel (PR), é doutor em Direito Processual Civil pela UFPR (Universidade Federal do Paraná). Atualmente, ele é diretor-tesoureiro da OAB Paraná. Pereira já foi coordenador geral da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep), presidente do Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral (CBDE) e é cofundador do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade).
Em entrevista à Gazeta do Povo, Luiz Fernando Pereira defendeu o legado da atual presidente da OAB Paraná e prometeu continuidade aos projetos do movimento XI de Agosto, que elegeu Winter para o triênio 2022-2024 como a primeira mulher presidente da Ordem dos Advogados em 90 anos.
“O movimento XI de Agosto tem um legado muito importante e reconhecido por toda a advocacia paranaense e a nossa ideia é manter tudo o que vem funcionando bem, mas avançar muito em temas relevantes como a advocacia dativa, a Escola Superior da Advocacia, Comissões e as prerrogativas”, afirmou Luiz Fernando Pereira.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná