Guaratuba, no litoral paranaense, começou a aplicar na segunda-feira (8) a segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19 na população acima de 30 anos. A medida ainda não tem data para ser replicada em outros municípios paranaenses.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
Segundo consulta da Gazeta do Povo à Secretaria Estadual de Saúde do Paraná, a ampliação do público naquele município “foi realizada considerando a data de validade de alguns imunizantes prestes a vencer”. A Sesa explica que os municípios têm autonomia para definir estratégias de vacinação diferentes, de acordo com a realidade local de cada um.
O Paraná estima que existam cerca de 200 mil doses em todo o estado com prazo de validade terminando dentro dos próximos 30 dias. “Esse levantamento é dinâmico e não indica, necessariamente, que esse montante chegará ao vencimento”, explica a secretaria, que orienta ainda que os municípios façam uma busca ativa para ampliar a cobertura vacinal.
Oficialmente, o estado ainda aguarda orientação do Ministério da Saúde sobre a ampliação da segunda dose de reforço para pessoas abaixo de 40 anos. “Ainda não há previsão de quando essa nova recomendação deve acontecer, pois o Governo Federal precisa assegurar a disponibilidade de imunizantes suficientes para suprir toda essa nova demanda”.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná