Foram anunciadas nesta sexta-feira (29) as chapas que irão concorrer à presidência da seccional do Paraná da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR). Ao todo, três chapas foram registradas junto à comissão eleitoral da ordem, e poderão participar das eleições previstas para o próximo dia 25 de novembro. Os eleitos ocuparão a diretoria da OAB-PR durante o triênio 2022-2024.
Receba notícias do Paraná pelo WhatsApp
A chapa “XI de Agosto”, da situação, é encabeçada por Marilena Indira Winter – atual vice-presidente da OAB-PR – e tem Fernando Estevão Deneka como candidato a vice-presidente. Na oposição foram registradas duas chapas. A “Algo Novo – Oposição”, que disputou as últimas eleições em 2018, tem Marcelo Trindade de Almeida como candidato a presidente e Thais Takahashi na vice-presidência. Por fim, também está concorrendo a chapa “Artigo 5º”, que leva os nomes de Romulo Quenehen na presidência e Rafaela Almeida Noble como sua vice-presidente.
Voto 100% eletrônico é “momento histórico” para OAB-PR
Em nota divulgada no seu site oficial, a OAB-PR destaca duas novidades para as eleições deste ano, e que escolherão as diretorias da seccional Paraná e das 49 subsecções e conselhos subseccionais. Pela primeira vez na história a votação será realizada de forma virtual, sem que os advogados precisem se deslocar até às sedes da OAB para exercerem seu direito de voto. A votação eletrônica será realizada das 8h às 18h em plataforma própria da OAB-PR.
Na avaliação da Comissão Eleitoral da Ordem, o uso do voto 100% eletrônico é um “momento histórico da Instituição”, e vai proporcionar “conforto, economia, facilidade e segurança aos eleitores, mas sem descuidar da segurança e da confiabilidade, garantidas pelo procedimento transparente e auditado”. Para aqueles impossibilitados de acessarem a plataforma online de voto, serão disponibilizadas as estruturas necessárias para a votação nas sedes da Seccional e das Subsecções.
Diversidade
A legislação eleitoral da OAB-PR também estabelece, pela primeira vez, a paridade entre homens e mulheres nas chapas que concorrerão às eleições. Haverá também o respeito à cota de 30% de candidatos negros sobre a totalidade de cargos em cada uma das chapas. “Será, portanto, a eleição da igualdade, da inclusão e da inovação”, classificou a OAB-PR.
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião