Policiais militares poderão fazer até quatro escalas extras por mês| Foto: Divulgação/Sesp
Ouça este conteúdo

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) informou que as escalas extras remuneradas das polícias Militar, Civil e Científica do Paraná devem começar a partir desta quinta-feira (3), feriado de Corpus Christi, conforme planejamento da pasta. O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) regulamentou recentemente as diárias extrajornada do efetivo das três corporações com o objetivo de reforçar o policiamento, visto que concursos previstos tanto para a Polícia Civil como para a Polícia Militar foram adiados devido à pandemia de Covid-19.

Cadastre-se e receba notícias do Paraná pelo WhatsApp

CARREGANDO :)

“Os policiais militares e bombeiros atuarão na atividade de policiamento nas ruas e atendimento a ocorrências de perigo à vida, ou seja, a atividade que já exercem no dia a dia. O efetivo será aplicado em qualquer ocorrência para a qual seja designado diante da sua escala e conforme a atividade que seja empregado. Já a Polícia Civil vai ampliar as investigações com estes policiais, também conforme designação das chefias. A Polícia Científica, por sua vez utilizará a extrajornada para aplicar mais auxiliares de necropsia e de perícia nos locais onde estão os IMLs no Paraná”, informou a Sesp, em nota.

A secretaria apontou ainda que o planejamento para emprego dos policiais e quais serão aplicados fica a cargo de cada instituição. “O objetivo da regulamentação da diária extrajornada para policiais é principalmente aumentar o efetivo para as diversas atuações da área da segurança, dos municípios que contam com efetivo reduzido. A medida possibilitará a ampliação do emprego de policiais militares, civis e auxiliares da Polícia Científica em suas atividades fim, os quais atenderão as cidades que precisam destas atividades”, acrescentou a pasta.

Publicidade

Para policiais militares e civis, cada diária paga será de R$ 180 e haverá limite de até quatro escalas extras por mês, para que seja mantido o intervalo de descanso. Para a Polícia Científica, o valor de cada diária é o mesmo, mas cada profissional poderá realizar até dez diárias de seis horas por mês, desde que seja respeitada a folga de 11 horas entre jornadas. A adesão é voluntária.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]