O lote 6 das rodovias do Paraná, que será leiloado nesta quinta-feira (19) na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), terá nove praças de pedágio ao longo de 662 quilômetros de rodovias, sendo seis existentes da antiga concessão e duas que serão implantadas a partir da nova administração. Esse lote compreende as estradas BR-163, BR-277, PR-158, PR-180, PR-182, PR-280 e PR-483, ligando as regiões oeste e sudeste aos Campos Gerais.
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O preço do pedágio que será cobrado do usuário vai depender da oferta da EPR, única interessada a apresentar proposta para o leilão do lote 6. Pelas regras do edital, vence a empresa que oferecer o maior desconto sobre a tarifa básica máxima, que foi fixada em R$ 0,1758 por quilômetro.
Levando-se em conta a tarifa básica máxima, os preços praticados para automóveis, segundo o edital, seriam os seguintes:
- BR-277 (Prudentópolis): R$ 15,09
- BR-277 (Candói): R$ 14,53
- BR-277 (Laranjeiras do Sul): R$ 13,75
- BR-277 (Cascavel): R$ 13,65
- BR-277 (Céu Azul): R$ 13,71
- BR-277 (São Miguel do Iguaçu): R$ 15,75
- PR-280 (Pato Branco): R$ 9,95
- PR-182 (Ampére): R$ 12,12
- BR-163 (Lindoeste): R$ 17,10
Com apenas uma proponente, existe a possibilidade de repetição do resultado do lote 2 das concessões de rodovias paranaenses que foi arrematado com o lance de apenas 0,08% de desconto na tarifa básica no leilão em setembro do ano passado. A vencedora do lote foi a EPR, que é responsável por 605 quilômetros de rodovias federais e estaduais no estado do Paraná. Entre os principais trechos administrados pela concessionária EPR Litoral Pioneiro, está a conexão entre a Região Metropolitana de Curitiba e o Porto de Paranaguá pela BR-277.
Se o desconto for superior a 18%, a concessionária terá de realizar aportes financeiros progressivos a cada ponto percentual. Esse cenário é mais provável com a disputa entre um maior número de interessados no certame, como no lote 3 do pedágio do Paraná, que foi arrematado na última quinta-feira (12) pela CCR com um desconto 26,6%. O percentual de desconto subiu na fase de concorrência com proposta viva-voz na B3, que teve a concorrência da EPR e da 4UM/Opportunity.
Caso o desconto fique entre 18% e 23%, o aporte será de R$ 110,4 milhões por ponto percentual. A segunda faixa, entre 23% e 30% de abatimento, prevê aporte de R$ 132,5 milhões a cada ponto percentual. Se o desconto ultrapassar 30%, a empresa terá de aportar R$ 165,6 milhões por ponto percentual.
Três novas praças de pedágio no Paraná estão no pacote
O lote 6 contará com nove praças de pedágio, sendo que seis delas já existem, todas localizadas na BR-277, e que foram desativadas após o fim dos contratos anteriores, em novembro de 2021. Como esse lote abrange também rodovias estaduais, especialmente na ligação entre Cascavel e Pato Branco, está prevista a implantação de três novos pontos de cobrança.
A primeira praça de pedágio nova ficará no km 280 da PR-280, em Pato Branco. A segunda ficará em Ampére, no km 512 da PR-182. E a terceira praça será implantada em Lindoeste, no km 157 da BR-163.
Os demais pontos de cobrança seguem inalterados, localizados em Prudentópolis, Candói, Laranjeiras do Sul, Cascavel, Céu Azul e São Miguel do Iguaçu.
Edital prevê a possibilidade de cobrança pelo sistema free flow
A rodada atual das concessões de rodovias do Paraná prevê a possibilidade de cobrança do pedágio no sistema free flow, ou seja, sem cancelas. Esse modelo funciona por meio de um pórtico equipado com dispositivos que leem informações dos veículos que passam. Dessa forma, a cobrança é automática para quem tem tags. No caso de quem não tem tag, é feita a leitura da placa e o motorista precisa entrar no site da concessionária para pagar a tarifa dos trechos utilizados.
O sistema free flow é bastante usado em mais de 20 países do mundo, especialmente na Europa, Estados Unidos e China, inclusive com cobrança proporcional por distância percorrida. No Brasil, algumas concessionárias já utilizam o sistema, como a CCR Rio SP na Rio-Santos, e a EPR na região de Monte Sião, em Minas Gerais. A Via Araucária, no Paraná, está fazendo testes com o sistema sem cancelas.
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