A eleição para o Conselho Tutelar ocorre em todo o país neste domingo (1º), das 8h às 17h, e a expectativa é que o pleito tenha uma grande adesão dos eleitores, apesar do voto ser facultativo. Cerca de 30 mil novos conselheiros serão escolhidos por meio da votação com uso do sistema da urna eletrônica.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
A organização de grupos conservadores no apoio de candidatos e a divulgação durante a campanha da eleição do Conselho Tutelar envolveu novos interessados na escolha dos nomes que vão trabalhar nos próximos quatro anos no órgão que tem a missão de atender crianças e adolescentes com direitos violados ou ameaçados. Isso deve resultar na maior adesão do eleitorado em relação aos pleitos passados, realizados no primeiro domingo de outubro do ano subsequente à eleição presidencial.
A divulgação dos nomes dos candidatos e dos locais de votação pelos municípios não acompanhou o interesse crescente da população, que ficou mais engajada na busca por representatividade no órgão. Assim, as informações ainda são compartilhadas em grupos pelos próprios candidatos ou movimentos que fizeram parte da campanha, pois os eleitores têm dificuldades em encontrar os dados nas plataformas oficiais.
Para conhecer os candidatos, assim como o local de votação, que pode não ser o mesmo das eleições gerais, os cidadãos devem procurar a Prefeitura, o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente ou a Promotoria de Justiça de cada cidade. A relação dos candidatos a conselheiro tutelar também deve estar disponível para consulta da população nos sites das prefeituras e dos Conselhos Municipais.
Todo cidadão brasileiro com mais de 16 anos, com título de eleitor e em dia com as obrigações eleitorais, pode votar nas eleições aos cargos de conselheiros tutelares. Basta que o eleitor compareça ao local de votação com documento de identificação com foto e título de eleitor.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as urnas eletrônicas serão usadas para a votação do próximo domingo com equipamentos dos modelos 2020, 2015, 2013, 2011, 2010 e 2009, mesmas versões presentes nas últimas eleições gerais em outubro do ano passado.
O TSE ressalta que a votação para conselheiros tutelares contará com uma adaptação no sistema da urna. Ao contrário do que ocorre em eleições ordinárias, será possível escolher mais de uma candidatura para ocupar o cargo, pois em algumas localidades é permitido votar em até cinco candidatos ao Conselho Tutelar.
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião