A concessionária EPR Litoral Pioneiro, que administra o lote 2 do pedágio no Paraná ligando o interior do estado – Norte Pioneiro, passando pelos Campos Gerais até o Litoral – anunciou a política de desconto progressivo das tarifas nas 7 praças ao longo de 605 quilômetros.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
A cobrança, que ainda depende do aval da Agência Nacional de Transportes Terrestres, (ANTT) deve iniciar na segunda quinzena de março e os valões ainda não foram divulgados.
Segundo a EPR Litoral Pioneiro, o programa contará com três modalidades de descontos identificados como: Desconto Básico de Tarifa (DBT); Desconto para Usuários Frequentes (DUF) e isenção de pagamento para motocicletas em todas as praças em trecho sob sua administração.
Só terá direito ao desconto os condutores que contarem com sistema de cobrança eletrônica conhecida como AVI/TAG, um dispositivo afixado no veículo que possa ser identificado pelos leitores eletrônicos nas praças de cobrança. “É a partir deste dispositivo que todos os registros de passagem serão computados e consequentemente os descontos serão automaticamente aplicados para o pagamento da fatura enviada pela operadora do TAG”, explica a EPR.
Ainda de acordo com a EPR Litoral Pioneiro, o Desconto Básico de Tarifa contará com redução de 5% para todos os usuários que possuem o sistema de cobrança eletrônica AVI/TAG. “Esse desconto é válido também para os usuários de caminhões”, esclarece.
O Desconto para Usuários Frequentes (DUF), segunda modalidade de desconto, contará a partir da segunda passagem pelo mesmo sentido, dentro do mesmo mês com descontos progressivos que pode chegar até a 30ª passagem. “A partir da 30ª passagem, dentro do mesmo mês, o valor da tarifa cobrada permanece com o desconto da trigésima passagem. Os descontos são distintos em cada uma das praças”, descreve a concessionária.
Em Jacarezinho desconto médio mensal pode chegar a 75%, diz concessionária
Entre os exemplos elencados pela EPR Litoral Pioneiro está a praça de Jacarezinho I – no Norte do Estado. “A segunda passagem no mês, além do desconto de 5% do DBT, é acrescido desconto de 12,4%, e, ao chegar a 30ª passagem [no mesmo mês], o motorista já computará um desconto na tarifa de 98%, que é o teto para esta praça”, explica.
“Importante mencionar que com 30 passagens no mesmo sentido, dentro do mesmo mês, o beneficiário do DUF na praça de jacarezinho terá um desconto médio de 75% no somatório das tarifas”, completa.
Na praça em São José dos Pinhais, o desconto médio deverá alcançar 56% considerando 30 passagens no mesmo sentido, dentro do mesmo mês.
O Desconto Básico de Tarifa será concedido a todos os usuários e o Desconto para Usuários Frequentes aos veículos de passeios caracterizados como automóvel, caminhonete e furgão, caminhonete com semirreboque e caminhonete com reboque. “O DUF começa a contar a partir da segunda passagem pela praça de pedágio, no mesmo sentido da rodovia e dentro do mesmo mês de calendário”, comenta a EPR.
“A redução progressiva do DUF ocorre até a 30ª passagem no mês, conforme percentual fixo de redução em relação à tarifa cobrada na passagem anterior, até atingir a tarifa mínima determinada para aquela Praça de Pedágio, dentro do mesmo mês de calendário”, elenca ao esclarecer que ao atingir a 30ª passagem no mês, a tarifa mínima será cobrada em todas as passagens adicionais até o fim do respectivo mês calendário.
Lula estreita laços, mas evita principal projeto da China; ideia é não melindrar os EUA
Congresso frustra tentativa do governo de obter maior controle sobre orçamento em PL das Emendas
A postura “lacradora” do Carrefour na França e a reação do agro brasileiro
STF e Governo Lula se unem para censurar as redes sociais; assista ao Sem Rodeios
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná