O Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC/UFPR), responsável pela realização do concurso da Polícia Militar do Paraná (PMPR), informou que a primeira fase da disputa, ocorrida neste domingo (13), teve ausência de 70.018 candidatos, o que corresponde a 44,24% do total de cerca de 155 mil inscritos. Esse índice é uma prévia divulgada pelo núcleo e pode ser alterado.
O NC/UFPR informou que a primeira fase transcorreu “sem ocorrências graves”. O concurso, que oferta 2 mil vagas para policiais militares e 400 para bombeiros militares, seria realizado no ano passado, mas foi adiado para março deste ano devido à pandemia de Covid-19. Depois, foi postergado novamente, para que não fosse realizado no mesmo dia das provas da primeira fase do vestibular da UFPR (este, por sua vez, depois viria a ser remarcado para fase única e será em julho) e para não haver sobreposição de datas com o calendário de vestibular das universidades estaduais (estes também tiveram alteração de datas e muitos ocorreram em maio).
As provas foram aplicadas em Curitiba e em outros 27 municípios do Paraná. Os candidatos responderam a 60 questões objetivas e fizeram uma redação. Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), na categoria Polícia Militar, para a capital e Região Metropolitana, são 890 vagas; para a região de Londrina, são 270; para a região de Maringá, 290 vagas; para a região de Ponta Grossa, são 305, e para a região de Cascavel, 245 vagas. Na categoria Corpo de Bombeiros, são cem vagas para Curitiba e Região Metropolitana, 200 para a região de Londrina e cem vagas para a região de Cascavel.
Os candidatos aprovados na primeira fase passarão para a etapa de provas específicas: Exame de Capacidade Física (Ecafi), Exame de Sanidade Física (Esafi), Avaliação Psicológica (AP) e Investigação Social (IS).
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião