O lote 3 da nova concessão de rodovias paranaenses à iniciativa privada, que será leiloado na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) no próximo dia 12, prevê a duplicação de 132,6 quilômetros na malha norte, que compreende BR-376, BR-369, BR-373, PR-170, PR-323, PR-445 e PR-090. Entre as obras previstas, está a conclusão da duplicação da Rodovia do Café entre Mauá da Serra e Ponta Grossa.
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Pelo edital publicado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), serão 32,58 quilômetros duplicados, divididos em quatro trechos, sendo que todos deverão ser entregues pela futura concessionária até o sexto ano do contrato — alguns começam a ser entregues no quarto ano.
O primeiro segmento está entre Mauá da Serra e Ortigueira, com 10,58 quilômetros, previsto para o sexto ano. A segunda parte tem 14,6 quilômetros de duplicação, em Ortigueira, com previsão de conclusão no quarto ano. Na sequência são mais 6,2 quilômetros, entre Ortigueira e o entroncamento com a PR-340, para conclusão no quinto ano. O último trecho é o maior, com 21,2 quilômetros, chegando em Imbaú — a previsão também é para o quarto ano de contrato.
Além da duplicação, esse trecho contará com outras obras especiais, como trevos, passarelas, trevos, pontes e viadutos. Na região do Bairro dos Franças, está prevista a construção de uma nova via marginal e uma ciclovia. Na Serra do Cadeado também serão implantadas duas áreas de escape, as únicas do lote 3, bem como iluminação ao longo de 14,9 quilômetros, dividida em dois segmentos.
Duplicação entre Londrina e divisa com São Paulo
Além de concluir a duplicação da Rodovia do Café, a empresa que vencer o leilão do lote 3 terá de duplicar outras estradas previstas no edital, incluindo 66,8 quilômetros entre Cambé e Sertaneja, já na divisa com São Paulo, passando por Sertanópolis — esse trecho compreende duplicações na PR-445 e PR-323 e ampliação de capacidade de pontes sobre os rios Paranapanema, Tibagi e Couro do Boi. Todas essas obras estão previstas para serem entregues entre o quinto e o sexto ano de contrato.
No perímetro urbano de Londrina, o lote 3 prevê a implantação de faixas adicionais na PR-445, entre a Avenida Madre Leônia Militão e a BR-369, em ambos os sentidos da rodovia. Em Cambé, o trecho duplicado após o entroncamento com a BR-369 também terá novas faixas adicionais, além de uma ciclovia com pouco mais de um quilômetro de extensão.
A empresa que ficará responsável pela administração e pelas obras será aquela que oferecer o maior desconto sobre a tarifa máxima de pedágio, que é de R$ 0,14596 por quilômetro, como consta no edital — o abatimento máximo sem a necessidade de um depósito adicional é de 18%. As concorrentes deverão entregar as propostas à B3 em 9 de dezembro, três dias antes do leilão.
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