A Secretaria da Saúde (Sesa) confirmou neste domingo (3) o primeiro caso de varíola dos macacos no Paraná. O caso confirmado é de um homem de 31 anos, morador de Curitiba, que viajou para São Paulo entre os dias 16 e 18 de junho. Ele era um dos três suspeitos de terem contraído a doença que estavam sendo investigados pela Sesa. Os outros dois são de Londrina e Cascavel e continuam em investigação.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
As amostras dos suspeitos foram coletadas e encaminhadas para o Laboratório Central do Estado (Lacen/PR), responsável pela articulação com o Ministério da Saúde para envio ao Laboratório de referência para casos desta doença, em São Paulo.
A varíola dos macacos é causada pelo vírus monkeypox e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados. A infecção causa erupções que geralmente se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo.
Os principais sintomas são febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia, calafrios e fadiga.
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná