Uma das pontes em construção dentro do Novo Contorno Oeste de Cascavel.| Foto: Divulgação/DER-PR
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O ministro dos Transportes, Renan Filho, divulgou nesta semana detalhes do que chamou de “Plano de 100 Dias”, um conjunto de ações prioritárias do governo federal para o setor de infraestrutura rodo e ferroviária no Brasil. Entre essas ações, o ministro anunciou que até abril será concluído o Contorno Oeste de Cascavel, envolvendo a duplicação do trecho da rodovia BR-163.

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Apontado pelo ministro como prioridade da pasta para o Paraná, o Contorno Oeste de Cascavel terá, ao ser concluído, uma extensão total de pouco mais de 19 quilômetros. Segundo perspectiva anterior, as obras deveriam ter sido entregues em janeiro, mas segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), órgão responsável pela execução dos trabalhos, as fortes chuvas do final de 2022 acabaram postergando os trabalhos, sem impactar no orçamento. O investimento total no novo contorno rodoviário é de quase R$ 68 milhões, custeado pela Itaipu Binacional.

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Contorno Oeste de Cascavel deve beneficiar 500 mil pessoas na região

A expectativa dos governos estadual e federal é que meio milhão de pessoas de Cascavel e do entorno sejam beneficiados pelo novo contorno, que está sendo feito em pavimento rígido de concreto. Também serão entregues novos ponte, viaduto e via de acesso à cidade pela Avenida Brasil, com uma extensão de quase 5 quilômetros. Junto à outra principal via de Cascavel, a Avenida Tito Muffato, a nova estrutura rodoviária terá uma ligação em “Y”.

O Contorno Oeste começa a cerca de 500 metros do viaduto no entroncamento com a rodovia BR-277, e segue desviando o tráfego até outro viaduto, este na ligação com a rodovia BR-467. Neste último, confirmou o DER-PR, serão feitos os “encaixes” da nova pista com a passagem inferior e as pistas de acesso, sem causar alterações na estrutura do viaduto.

Eixo principal do Contorno Oeste está 84% concluído

Nas contas do DER-PR, que estima a conclusão do eixo principal do Contorno Oeste em pouco mais de 84%, restam apenas a instalação de dispositivos de drenagem, a conclusão da ponte e do viaduto. Com a terraplenagem e a pavimentação praticamente concluídas, o novo acesso à Avenida Brasil está, segundo o departamento, com 72% das obras finalizadas.

Além de paisagismo e adequação da vegetação às margens da rodovia, o Contorno Oeste, uma vez duplicado, contará com duas pistas de 3,6 metros de largura cada. Haverá também um acostamento interno de cerca de um metro de largura e outro, externo, com 2,5 metros de largura.

Ministério anunciou intervenções imediatas na BR-277

Outra ação prioritária anunciada por Renan Filho foi uma intervenção imediata em trechos de rodovias federais danificadas pelas fortes chuvas dos últimos meses. Isso inclui a rodovia BR-277, que foi palco de deslizamentos de terra na região da Serra do Mar, no Litoral do Paraná. Outras rodovias, como a BR-280, a BR-282 e a BR-470, em Santa Catarina, também entraram nessa lista.

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Há também ações do Ministério dos Transportes previstas para a duplicação de trechos das rodovias BR-116, no Rio Grande do Sul, e BR-470, em Santa Catarina. Outro contorno, previsto para a rodovia BR-448, na região norte da capital gaúcha, foi sugerido durante o período em que a pasta abriu consulta pública para receber indicações de outras obras consideradas prioritárias pelos cidadãos. Este Contorno Norte de Porto Alegre, informou o ministério, deverá ser concluído nos próximos meses.

Em Santa Catarina, a expectativa é pela entrega da duplicação de 3,7 quilômetros da rodovia BR-470, na região próxima a Navegantes. Outros trechos da mesma estrada, entre os km 74 e 199, receberão obras de manutenção, garantiu o ministro.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]