Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Coronavírus

Dívida do Paraná com a União está suspensa por 6 meses; dinheiro vai para Saúde

(Foto: Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas)

Ouça este conteúdo

O pagamento mensal de R$ 53 milhões que o Paraná faz ao governo federal a título de juros da dívida pública está interrompido por seis meses, para que o dinheiro seja usado nas urgências decorrentes da pandemia provocada pelo novo coronavírus. Uma liminar foi concedida nesta quarta-feira (25) pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele já havia decidido no mesmo sentido em favor de outros estados, como São Paulo, Maranhão e Bahia.

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

O presidente Jair Bolsonaro já havia anunciado, em reunião com os governadores, durante a semana, que pretende suspender o pagamento da dívida dos estados para que os recursos possam ser destinados para ações emergenciais. Contudo, a medida deve demorar, em função dos entraves burocráticos, como aprovação pelo Congresso Nacional.

Segundo o secretário de Fazenda do Paraná, Renê Garcia Junior, a busca por uma decisão judicial serve de precaução, como forma de resguardo jurídico. Os R$ 300 milhões decorrentes dos seis meses de suspensão de pagamento de juros da dívida pública devem ser aplicados na área de saúde.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.