Pensando em garantir às pessoas surdas o acesso a informações sobre o coronavírus, um grupo de estudantes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) desenvolveu um site em que é possível acompanhar notícias atualizadas do assunto na Língua Brasileira de Sinais (Libras). A plataforma Unidos pela Saúde é “alimentada” frequentemente e traz desde dados técnicos sobre a Covid-19, como notícias recém-divulgadas.
O site (www.unidospelasaude.com.br) foi desenvolvido e é mantido por um grupo de mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Tecnologia em Saúde (PPGTS) da universidade em conjunto com profissionais de saúde voluntários e estudantes de outras instituições de ensino. Por meio de vídeos com intérpretes, a ação leva informações relevantes como cuidados com a saúde de maneira adaptada. O grupo voluntário do projeto é composta por 16 pessoas, sendo 13 estudantes de pós-graduação, duas profissionais voluntárias e um professor.
Alexsander Pimentel, mestre em Tecnologia em Saúde e doutorando participante do projeto como intérprete de Libras, convive com pessoas com deficiência auditiva e pôde testemunhar a reclamação desses conhecidos de como faltava detalhamento, inclusive técnico, das informações sobre o assunto para o grupo. Tamanha era a necessidade de colocar em prática o projeto, que a execução aconteceu em tempo recorde.
“Foram dez dias de trabalho desde a concepção da ideia, a produção e edição de vídeos, escrita de textos, desenvolvimento da identidade visual, implementação de website e criação das redes sociais do projeto”, disse.
O doutorando enfatizou que além da pessoa surda ser excluída do acesso à informação, algumas famílias, também, não conseguem se comunicar por desconhecer a Libras ou os sinais dos termos técnicos. “Há muitos termos técnicos e orientações que a família não sabe passar às pessoas com surdez; termos técnicos são difíceis”, disse.
Outro participante do Unidos pela Saúde é o programador Murilo Rodrigues, mestre na Área de Engenharia Biomédica e doutorando em Tecnologia em Saúde. Diante do alcance do novo site, ele acredita que não será uma ação temporária, relacionado apenas ao coronavírus. “É um projeto definitivo que levará à população informação de qualidade sobre todos os assuntos pertinentes à saúde e não somente assuntos sobre a pandemia da Covid-19”, concluiu.
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião