O aumento na movimentação de contêineres foi o fato novo nos portos do Paraná em 2021. Cresceu 13% na comparação com 2020, de acordo com dados divulgados esta semana pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
Cadastre-se e receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
“Os produtos transportados por contêineres são aqueles de maior valor agregado, industrializados, o que revela um aquecimento da indústria”, explica Fernando Serra, gerente de estatística e avaliação de desempenho da Antaq.
Para a exportação, os contêineres movimentaram carnes congeladas, especialmente de frango, e madeira. E na importação, continham fertilizantes, plástico, material elétrico, ferro e aço. Fora os fertilizantes, destinados à agricultura, os demais itens são insumos utilizados pelo setor industrial em seu processo de produção, confirmando o bom desempenho da indústria no ano.
Cabotagem cresce 66% na movimentação portuária
O ano de 2021 registrou também um aumento importante na navegação de cabotagem nos portos do Paraná, com 4,1 milhões de toneladas, um crescimento de 66% em comparação ao período anterior. Cabotagem é aquela movimentação de um porto a outro, sem sair do país. “O principal foi o transporte de petróleo e derivados, levados de vários portos do Brasil, como Ceará, Bahia, Pernambuco, Santos e Rio de Janeiro para o Paraná. Provavelmente diesel e gasolina ou insumos para compor o blend nas refinarias paranaenses”, explica Serra.
Os dados referem-se ao complexo portuário do Paraná, formado pelos portos de Paranaguá e Antonina (estes sob a administração da empresa pública Portos do Paraná) e mais o terminal marítimo Cattalini, que é privado.
O porto de Paranaguá é o principal do complexo, respondendo por 90% de toda a movimentação portuária do estado. Depois, vem o Cattalini, com participação de 7,2% e, por último, o porto de Antonina, com 2,6%.
Segundo em soja e primeiro em fertilizantes
Fora os contêineres, a movimentação geral no complexo portuário do Paraná praticamente repetiu o resultado do ano anterior, com uma pequena variação positiva de 0,12%.
Foi o terceiro complexo portuário do país em 2021, atrás de Santos (SP) e de Itaguaí (RJ), praticamente empatando com esse último. Foi o segundo em movimentação de soja, respondendo por 12%, ficando atrás apenas de Santos. E o maior na movimentação de fertilizantes, com 25% do total movimentado pelos portos do país. Em contêineres, foi o terceiro, respondendo por 8,6% do total.
No total, os portos do Paraná movimentaram 57,2 milhões de toneladas de carga em 2021, o que representou 4,7% do volume de todos os portos brasileiros.
O que Bolsonaro e a direita podem aprender com a vitória de Trump nos EUA
Perda de contato com a classe trabalhadora arruína democratas e acende alerta para petistas
O aumento dos juros e a chiadeira da esquerda; ouça o podcast
BC dá “puxão de orelha” no governo Lula e cobra compromisso com ajuste fiscal
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião